tag:blogger.com,1999:blog-5525361.post5746386888965904023..comments2023-11-05T12:18:01.646+00:00Comments on respirar um novo ar: O que é a educação na escola pública? [4]JPNhttp://www.blogger.com/profile/05232859031389735841noreply@blogger.comBlogger3125tag:blogger.com,1999:blog-5525361.post-48475046450960593252008-03-14T13:16:00.000+00:002008-03-14T13:16:00.000+00:00Depois logo manda aquilo que fiquei de mandar para...Depois logo manda aquilo que fiquei de mandar para o teatro. <BR/><BR/>Gostei. A escola fora da escola ... a implosão da família alargada ... o centro e a periferia ... a cidade e o campo ... as ideias ... os saberes ... a autoridade ... a disciplina ... a violência ... o prazer ... a competência ... a pedagogia ... a cidadania ...a escola pública ... O que mais gosto é de ler poesia ... mas na escola não me ensinaram a ler poesia ... O que mais gosto é de organizar o tempo ... talvez na escola tenha aprendido a organizar o tempo ... era o paradigma da escola autoritária ... com gente lá dentro ... que ... às vezes ... cedia á liberalidade ... mas éramos poucos ... muito poucos ... a maioria não chegava a conhecer a dureza dos assentos das carteiras ... nem o cheiro da tinta de aparo ... o problema é que demoramos demasiado tempo a fazer o que é necessário e está à vista de todos que é urgente ...Eduardo Graçahttps://www.blogger.com/profile/16927877905138333560noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5525361.post-51995812271663152502008-03-13T17:59:00.000+00:002008-03-13T17:59:00.000+00:00como de costume, é iluminador ler-te. só me parece...como de costume, é iluminador ler-te. só me parece que o teu assunto não tem nada a ver com as preocupações da grande maioria dos professores da escola pública.Mónica (em Campanhã)https://www.blogger.com/profile/14798498967164876574noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5525361.post-28336130949949311582008-03-13T15:46:00.000+00:002008-03-13T15:46:00.000+00:00É um facto que os acontecimentos a que temos assis...É um facto que os acontecimentos a que temos assistido se focalizam mais nas questões de forma do que de conteúdo, ou seja, na educação propriamente dita. Simplesmente porque é mais fácil podar ramos do que cortar árvores. E na verdade ninguém parece saber ao certo o que é isso de Educação. Por isso, o que está verdadeiramente em causa é o próprio paradigma da educação. O nosso nem sei se nos serviu muito bem, mas é óbvio que o vigente não serve aos tempos de hoje. Mas como é que se muda um paradigma senão com o tempo? Porque é nesse tempo que se podem mudar mentalidades e assistir ao despertar de atitudes visionárias que permitam avaliar e repensar o legado para as gerações vindouras. As mudanças de fundo são forçosamente graduais, requerem tempo de experimentação e maturação. E uma lesgislatura não tem esse tempo. Fica-se portanto pela poda? Esta é a conclusão mais fácil de se chegar. No entanto, as grandes mudanças nascem das grandes convulsões e se olharmos para tudo isto na perspectiva do "copo meio cheio" e esquecermos o "meio vazio", talvez consigamos antever aqui o primeiro passo no caminho da transformação.Doramarhttps://www.blogger.com/profile/03569774688502222905noreply@blogger.com