TEATRO


Joaquim Paulo Nogueira,
nasceu em Lisboa, a 21 de Maio de 1962. Os seus textos não representados mais importantes são ”Gervásio, o candidato" "É para os Putos que não querem comer a Sopa", "O Naufrágio do Galeão" e "Farol".  Com Domingos Galamba e João Paulo Baltazar escreveu "Abril Futebol Clube" estreado em Abril de 2000 no Teatro Bar do Teatro da Trindade, e com Carlos Fragateiro fez "Mas Afinal Quem é Frank?, adaptação de textos de vários autores,  estreada em Maio de 1995, pela Efémero-Companhia de Teatro de Aveiro. Orientou desde 1996,  algumas Oficinas de Escrita integradas em trabalhos multidisciplinares (com Luís Mourão, Cláudio Hochman, Fernando Mora Ramos, Carlos Alberto Augusto, Tiago Torres da Silva e Rogério de Carvalho). Do trabalho realizado com Rogério de Carvalho resultou " A Fronteira" (colagem de textos realizados pelos actores e por alguns dramaturgos lusófonos), espectáculo apresentado no âmbito do 1ª Estágio Internacional de Actores Lusófonos (1998). Formado em Ciências da Comunicação, fez  trabalho de jornalismo e divulgação teatral na Revista O Actor, no DN Jovem (tendo entrevistado, entre outros,  Jacques Lecoq, Jean Pierre Ryngaert, Giséle Barret, João Brites e  José Caldas)  e colabora desde final de 2009 na Rua de Baixo. Fez parte da direcção da Associação Portuguesa de Argumentistas e Dramaturgos. Realiza para uma investigação (para doutoramento) sobre escrita teatral portuguesa na primeira década do milénio e integra os Cientistas de Pé, um projecto de stand-up concebido por David Marçal que o co-dirige com Romeu Costa. 


Textos para teatro


Violência, (2013), escrita para os actores Carlos Santos e Maria Zamora, encenação de Carlos Santos. Estreia em Setembro de 2013 no Teatro Amélia Rey Colaço em Oeiras.

Três actores à procura de um Papel (2010), escrita para os actores João Cabral, Ângelo Torres e Oceana  Basílio. Encenação de Jorge António e Joaquim Paulo Nogueira. estreou em Janeiro de 2012, na Sala de Novas Tendências da Comuna Teatro Pesquisa.

Um lugarzinho no céu ( Última Versão, 2005). Estreado em 2009 na Sociedade de Instrução Guilherme Cossoul. pelo altaCena. Encenação do autor.

Geraldo Carne e Osso ( Última Versão, 2005). Estreado em 2005 na Sociedade de Instrução Guilherme Cossoul. pelo Teatro Mínimo. Encenação José Boavida.

O Gato (2005)– Teatro da Associação de Estudantes da Escola Superior de Enfermagem Calouste Gulbenkian de Lisboa. Estreado em 2005. Encenação do Autor.

O Farol (2001)- texto resultante do trabalho sobre "A Mulher Mistério", realizado no Simpósio de Escrita dirigido por António Mercado no Dramat e  publicado em 2001 nos Cadernos  DRAMAT, Edição TNSJ/ Livros Cotovia(© Livros Cotovia/JPN ).

Abril Futebol  Clube ( 2000) -  (c/ Domingos Galamba e João Paulo Baltazar)estreado em Abril de 2000 no Teatro Bar do Teatro da Trindade. Encenação Júlio Martin.

Evaporação dos Pássaros (1999) - 2ª Versão de " Sim,Senhor", peça em 1 acto (1988),  ( leitura pública em Março de 1995 e representação em Outubro de 1999 em Mem Martins pelo Grupo de Teatro Byfurcação).

Ilusões de África (1998)- peça curta, realizada no âmbito do projecto Cenas de Amor e Guerra,  da Efémero- Companhia de Teatro de Aveiro, editado em 1999 pelas Edições Efémero (© Edições Efémero/JPN). Estreada em Maio de 2010 pelo Teatro da Meia Via, no Cine Teatro Virgínia de Torres Novas.

Mas Afinal Quem é Frank?, adaptação com Carlos Fragateiro, estreada em Maio de 1995, pela Efémero-  Companhia de Teatro de Aveiro. Encenação de Carlos Fragateiro.

Naufrágio do Galeão (1995) - escrito no âmbito do Projecto Fronteiras, da Efémero-Companhia de Teatro de Aveiro, sob a direcção de Daniel Simon e editado em 1998 pelas Edições Efémero com o apoio do IPLB (© Edições Efémero/JPN )

É para os Putos que Não Querem Comer a Sopa (1990) - 1ºPrémio Cultura e Desenvolvimento 1990 (construída a partir das improvisações dos actores sobre um guião original), 3º Prémio CITAP 94.

Seis (1988) - Menção Honrosa no Cultura e Desenvolvimento 1990 e no Prémio Alves Redol na Comuna.