sexta-feira, agosto 01, 2003

Ambidestro

[ sigo os ecos, estilhaços, de uma conversa a várias vozes sobre a esquerda e a direita] a partir de certa altura (tinha começado a escrever um texto mais longo, mas eliminei-o, quando os tils e os acentos se instalaram caoticamente nele) foram as questões da cultura e da sociedade que me trouxeram de novo para um enquadramento político. reconheço que, recorrentemente, algumas dessas questões, como as de uma maior justiça social, me fazem com frequência partilhar um campo largo que é, as mais das vezes com propriedade, reconhecido como o campo da esquerda. mas no entanto continuo a reinvindicar para mim que não é esse lato campo, de girassóis, searas e muito vento, que me inscreve e inscrevendo, me escreve. sou eu que escrevendo, conjunturalmente nele me inscrevo. sou dependente de uma determinada percepção do mundo mas, conscientemente, não assumo que a minha percepção do mundo seja dependente de outra coisa que não a minha própria mundividência. não quer dizer que o não seja. o projecto identitário de cada um não se resume ao "eu sou assim". à expressão consciente que cada um faz de si mesmo. que é antes de mais, uma brecha que abrimos no nosso espaço de comunicação, como que o suspendendo. fruto da interacção com os demais, metamorfoseamo-nos constantemente num outro. nem se trata de dizer que o "eu sou assim" tem mais ou menos valor que o "eu sou o que resulta das interacçãos que promovo". trata-se de reconhecer, pelo menos numa determinada visão do mundo com a qual me comprometo, a possibilidade de cada um se auto-formular. e de não fazer diferir para um espaço fora do sujeito - um espaço condicionado ainda por cima pela atitude de recepção - a formulação daquilo que ele é. [ os regimes totalitários abusam e reabusam deste estratagema: concebem um mundo de maniqueísta. identificam os outros com um determinado enquadramento (fascistas/comunistas/etc). de nada valeria querer o sujeito da etiquetagem rebelar-se. a autoridade de defenir o que ele é não está nele mas numa instância de recepção. voltarei a isto, claro. .]

Sem comentários: