segunda-feira, janeiro 24, 2005

Poderá uma mulher conhecer realmente outra mulher?

Aqui fica uma conversa da Textura com uma amiga. " - Preciso de desabafar...pediu que não contasse a ninguém mas tenho de o fazer. - E o que é? - Nada que te envergonhe. - Contas-me quando? - Daqui a uns dias, pode ser? - Às vezes parece que não me conheces, és minha amiga, mas não me conheces. - Outro caso recente encerrado? - O fantasma do meu antigo amor até me ajuda; durante o sono é que é mais difícil. - Foi tão rápido, tudo tão rápido. - Não, a mim pareceu-me uma eternidade. - Eu acho que quando tens muito que fazer ficas mais frágil, digo emocionalmente... - Não houve um ponto final, é possível que ainda aconteça qualquer coisa. - Sim, mas... não tens esperança que seja algo de importante. - Há uma música de Sérgio Godinho que diz que quem mais nos impele à fuga, mais nos leva a chegar perto de nós. Em certos momentos pareceste concordar comigo. - Não me tinhas contado, que o teu antigo amor ainda te assombra. - Pois não. Somos mulheres não podemos negar. Mas está tão longe que nem o oiço, o fantasma. - Queres tanto uma coisa, que é esse querer que te faz levantar da cama. - Já não o quero e nunca fui tão forte, um não querer também pode ser motivo? - Não sejas irónica, por favor. Esses teus entusiamos repentinos e seus avessos ainda mais súbitos fazem-me temer. - Eu sou a pessoa mais fiel que conheces. Sou capaz de ser, corrijo. - Faz uma grande diferença isso, vindo de ti. - Mas não o quero, já não o quero. - Olha que mesmo que grites e esperneies, é irreversivel, já o quiseste. E esvaiu-se tudo com uma rapidez. - Não, a mim pareceu-me uma eternidade. Não era alguém que se deixasse levar. - Será que alguma vez te dedicarás a alguém para sempre? - Não há coisas para a vida inteira. Há-as até morrermos, mas isso não é a vida inteira. Vai sendo de vez em quando, a vida. E sabes pelo exemplo que tens dos teus pais que não há hipótese de ser de outra forma. E o que estou a dizer também cabe no teu segredo. Estou orgulhosa porque conseguiste aceitar o desafio. Eu também te conto um segredo, penso que me queres frágil, porque achas que assim sou mais eu e não consigo entender isso. - Precisei tanto de ti há uns dias. - Quando não dizes nada, calculo que precises de espaço."

Sem comentários: