quinta-feira, agosto 18, 2005

Que idade tens?

A idade é uma ciência, disse há muito tempo João Mota, referência artística dos meus melhores vinte anos abertos. Coleccionava frases dele num daqueles caderninhos preto onde, antes dos moleskines, guardava excertos de vida. A poesia do instante. Uma dessas frases do João era "O amor e a política andam sempre ligados". Dizia-a como um hino à juventude. A idade é uma ciência do querer, do desejar, sei hoje. O tempo que vivemos, que constituimos como a nossa vida, é a ciência do tornarmo-nos possíveis no nosso querer, no nosso desejo. E é dessa vontade e desse desejo que irrompe a política. É por isso que a política não é uma acção para tornar o mundo melhor. Ela é que é já o resultado de um mundo urgente e melhor. A política é uma forma, provavelmente a mais nobre, de perpetuar o amor no nosso mundo. Não conheço outro tempo para um homem ou para uma mulher.

1 comentário:

cbs disse...

Pois é meu amigo.
Essa tua forma poetica, dificulta-me o discordar.
Nem é que discorde muito quando dizes que: "a política não é uma acção para tornar o mundo melhor... A política é uma forma de perpetuar o amor no nosso mundo.".

Mas chamo a atenção para que a Política trata como objecto dilecto o Poder.
E nunca é demais lembrar que o Poder é essa coisa pouco subtil que se traduz na capacidade de obrigar os outros a cumprir.
E na sua forma última, na brutalidade da imposição material, a Força.

Mas algures andará o amor, não duvido.

Abraço Jpn