domingo, setembro 16, 2007

Cuidar

A noite passada adormeceu com dificuldade. Nariz entupido. Aflito, Pai, não consigo respirar. E eu a lembrar-me de como isto parece uma catástrofe vista pelo lado de dentro. Coloco-lhe um pouco de soro fisiológico e aproveito a acalmia para o deitar novamente, comigo ao seu lado. Passado um pouco volta a aflição. Que há-de voltar e voltar e voltar. Ensino-lhe a colocar a dobra do lençol sobre a narina, para que o calor a descongestione e, com o alívio, possa embalar no sono.
- O Pai, não pode segurar?
Posso. Claro que posso. E de repente lembro-me de que era isso que o meu pai me fazia e que eu pensava que ele era um pequeno mago, cheio de pequenas soluções. Já passam das quatro e eu ainda estou em vigília. Tento perceber uma respiração mais forte, uma aflição. E só depois adormeço, coberto pela magia do que o cuidar é.

1 comentário:

sem-se-ver disse...

(vc enternece-me. acho que nunca lho tinha dito. fica dito)