quarta-feira, fevereiro 27, 2008

A Ministra no Prós e contras

Vi a ministra da educação no Prós e Contras. E apreciei mais uma vez o modo como faz política. Com aquele ar de modista dos anos sessenta é uma mulher com grande coragem e invulgar capacidade argumentativa. A política devia ser assim sempre. No outro dia um conhecido meu, professor, disse-me que ela se tinha cruzado por ele aqui na Graça, onde costuma visitar a mãe e que tinha tido o prazer de lhe chamar grande puta. Disse-o em tom de chalaça, claro, nunca saberei se o fez ou não. Não o admirei. Nesse momento o meu crédito foi para esta senhora de modos antiquados e de atitude moderna que, sabendo-se alvo de uma grande contestação, vai às escolas, passeia nas ruas e se confronta com os seus opositores. É claro que discordo de muitas coisas. Parece-me que há uma grande falta de bom senso na forma como Maria de Lurdes Rodrigues equaciona os interesses corporativos existentes na actividade educativa. Ou como perspectiva os seus feitos na mesma. Foi nesse aspecto constrangedor vê-la a elencar os seus sucessos quer no campo do inglês para todos, no sucesso escolar, ou nos complementos educativos. É como se ela não percebesse o essencial: os seus sucessos são resultado do contributo dos professores, das escolas, e de nada adianta apregoá-los quando tem muita desta comunidade educativa a lamentar o dia em que escolheu ser professor. Fazer é fazer bem e fazer bem nunca poderá ser fazer contra parte significativa da comunidade educativa. Maria de Lurdes Rodrigues devia usar parte da sua coragem e determinação para o compreender.
----------------------
Não importa as razões, nem importa se nalguns casos não são as melhores. Se ela consegue ter parte da comunidade educativa contra si pelas razões erradas, deverá também assacar as responsabilidades políticas disso ter acontecido.E que não lhe sirva de bravata a desculpa que está a ir contra os interesses estabelecidos.

1 comentário:

Cartouche disse...

Pois...Acontece que há momentos em que nós, os governados, temos a bola nos pés: ou os políticos asseguram consensos e fazem pouco (vide o "saudoso" engº Guterres) ou partem a loiça e são inábeis. Reformas deste jaez com o acordo da maioria dos professores, só o Prof Marcelo...sentadinho no estúdio da RTP.