sexta-feira, outubro 10, 2008

Criminosos, deficientes e doentes mentais e cidadãos de segunda

"Nos últimos 26 anos, em Portugal, os homossexuais passaram de criminosos (até 1982) a deficientes e doentes mentais (até 1999), para verem em 2001 reconhecida a igualdade na união de facto e em 2004 especificamente interdita, na Constituição, a sua discriminação. Poucas lutas pela igualdade na lei foram tão rápidas nas suas conquistas. Falta a última batalha, a do casamento. "
Ler mais no excelente artigo de Fernanda Câncio. Uma pequena ressalva: em 2001 os casais do mesmo sexo viram reconhecida a quase igualdade nas uniões de facto, com a excepção da adopção. Ora a adopção, como se vê na divergente proposta dos Verdes e do Bloco de Esquerda, é uma questão fundamental.

4 comentários:

a trapezista disse...

Mas quando é que tu vais perceber que em 2001 os casais de pessoas do mesmo sexo viram reconhecida a quase igualdade nas uniões de facto, com a excepção da adopção e de muitas outras coisas? Porque é que não vai ler sobre isso? A sério. :)

a trapezista disse...

Ah, e que ver reconhecida a QUASE igualdade não é suficiente? :)

Kruzes Kanhoto disse...

Onde é que está a discriminação?! Qualquer cidadão pode casar.

JPN disse...

mas quando é que tu vais conseguir ler o que eu escrevo e não o que tu pensas que eu escrevo?! é isso que eu escrevi, ressalvando a frase da FC onde ela falada da igualdade e eu disse: quase igualdade.

já li, artigo a artigo, antes de escrever alguma coisa sobre isto.