terça-feira, fevereiro 28, 2012

Choque do Futuro

Há realidades para as quais nunca estamos suficientemente preparados. E eu sou daquelas pessoas que antecipa minuciosamente o futuro. Sempre fui assim, calculo ao pormenor tudo o que me pode acontecer, a mim, aos que me afectam. Por exemplo, quando passo ali na Av. Dom Carlos I e vejo venderem baldes de cerveja, caipirinhas, caipiroskas aos putos eu penso no meu filho e vou-me preparando para o momento. Não tenho uma estratégia definida mas vou-me preparando. Mas há pouco liguei o computador, abri o Skype e vi que a minha mãe estava na internet. Fiquei assustado, pensei, será que se está a sentir mal? Mandei-lhe uma mensagem a perguntar se estava tudo bem. Que sim, que tinha tido um jantar de anos e tinha chegado tarde. Disse-lhe, uma noite descansada, era assim que o meu avô se despedia. Passado cinco segundos, uma nova mensagem: "- Como é que sabias que eu estava na internet?". Eu senti na pergunta uma voz de criança apanhada em falta. Ainda estive para dizer que tinha adivinhado mas resolvi ser verdadeiro. Disse-lhe que o Skype me tinha avisado. Breve silêncio na resposta antes de um breve e sumido beijinhos e até amanhã.  Amanhã vai-me telefonar impaciente, já com voz de mãe, a dizer-me que não percebe nada disto, como é que se faz para que ela não fique visível, e eu lá lhe vou explicar como fazer. Amanhã. Hoje, quando desligámos, fiquei com a sensação de já ter visto isto mas com muitos anos de intervalo, quando entrávamos em casa pé ante pé para não acordarmos os nossos pais e de repente um passo em falso, o tapete do corredor parecia uma selva perigosa onde todo o cuidado era pouco,  um barulho inesperado acordava a casa e fazia com que se ouvisse aquela voz ainda estremunhada: "- Quem é que está aí?". E depois o ritual de acender a luz e ir ver quem tinha sido o refractário. Confesso que ainda estou a gerir este volte-face. 

2 comentários:

nos"entas!!!! ( e feliz) disse...

Muito bom!! e as saudades que sentimos de sermos filhos outra vez.....só filhos adolescentes ;)

Nada nos prepara para o que poderá vir, digo eu sei lá, tambem sou mãe e só posso desejar com força não ter de vêr o meu mini, aos trambolhoes de bebado como vejos esses miudos na Av. D. Carlos.....

Luís Graça disse...

Mandei-te um mail para o clix, veio para trás.
Era para te deixar um abraço de parabéns, já com 3 horas e tal de atraso.