quarta-feira, abril 20, 2005

A ditadura do relativismo

Não é um jogo de palavras que me excita mas de qualquer forma, a que é que se opôe a ditadura do relativismo? À democracia do relativismo? Ou à ditadura do absolutismo? Ou à democracia do absolutismo? Mas a democracia do absolutismo não poderá ser entendida apenas enquanto relativização do absolutismo? E se assim é, não será um relativismo? Ou então, Bento XVI quis dizer que o relativismo é uma ditadura. Não deixa de ser curioso que um relativizar das teorias que abre campo a uma contemporização das ideias, das teses entre as pessoas, possa ser designado como um tempo ditatorial. É como se a democracia também pudesse ser entendida como uma ditadura...Não, não creio que isto possa ser assim tão mau. Mas devo confessar que para um teólogo brilhante Bento XVI me deixou com uma violenta dor de cabeça.

4 comentários:

Anónimo disse...

Papa, Papa, Papa! Dor the cabeça, indeed! Está um cheiro na blogosfera a cera derretida e flores velhas que não se pode! Offline, outside é como se está bem;)

Éclair

JPN disse...

:)

Anónimo disse...

a mim, isto já me anda a enjoar... ter-me-á o Gabriel engravidado?

Anónimo disse...

claro que a democracia também é uma ditadura - obriga-nos a aceitar tudo e todos...