terça-feira, novembro 15, 2005

O filme do dia

Deu-me agora uma nostalgia das grandes cidades da nossa luz. Das avenidas das grandes cidades. Apeteceu-me descer o Boulevard Magenta em Paris para ir até ao Pompidou encontrar-me com C. Lembro-me de Paris através dela. Amiga de juventude nos Olivais, e quando digo juventude nos Olivais digo muito, quase tudo. Artesã, tinha um atelier na zona limítrofe de Paris. Tirámos um dia, eu aos programas de um Festival de Teatro Português, ela ao trabalho com o barro e cerâmica para passearmos em Paris. Deu-me ganas de atravessar as Puertas del Sol em direcção à Ópera para me encontrar com a Ámelie Poulain. Para ir almoçar a um restaurante onde o empregado é de Mogadouro. E que em atenção ao português mandaria colocar um bocado de massa no caldo a que por vezes nuestros hermanos chamam sopa, ou juntaria, excepcionalmente, o prato de bacalhau ao menu económico. Não era sobre isto que eu queria escrever. Era sobre a nostalgia. Hoje o cineasta do meu dia seria Tarkowski.

Sem comentários: