quarta-feira, dezembro 21, 2005

Diário de um Eleitor Indeciso - Cavaco Silva

A favor: 1. Argumento da Elegância. As conselheiras de estética aqui do Respirar já elegeram Cavaco como um tipo elegante. A mim, para quem a elegância é distinção, este Clark Kent demodé não me diz nada, e acho que magreza é uma coisa, elegância é outra, mas entrego a minha opinião às especialistas. 2. Argumento da Rotatividade Cavaco Silva nunca foi Presidente da República. 3. Argumento da não correspondência entre o cargo de Presidente da República e o de Primeiro Ministro. Soares é a prova provada de que um tipo pode ser um mau primeiro ministro e ser um bom presidente da república. 4. Argumento do BI e "A Idade é uma ciência" No Bilhete de Identidade Cavaco Silva é indiscutivelmente mais novo do que Mário Soares ou Alegre, para falar dos seus mais directos adversários. Por outro lado Cavaco Silva de hoje é um homem incrivelmente mais aberto e tolerante do que o Cavaco Silva dos anos dourados do cavaquismo. 5. Argumento Político As relações entre Belém e São Bento, embora com aquele ar hipócrita tão adequado à quadra festiva que atravessamos, poderão ser menos explosivas do que se Soares for eleito. E embora não seja sensível ao argumento da dramatização da crise o facto é que se afiguram tempos muito difíceis que exigem que não haja focos de tensão adicionais entre o Presidente e o Governo. 6. Argumento da Simplicidade Cavaco Silva é um homem simples, de origem humilde e que triunfou no modelo de vida que para si mesmo traçou. A receita que nos tenta impingir já a comprou para si mesmo. 7. Argumento em Branco Por uma questão cabalística acredito que há um sétimo argumento. Não sei mesmo porque razão Cavaco Silva, que chegou por direito próprio ao sexto argumento, não mereceria um sétimo. A Desfavor: Tudo o resto. Confesso a minha aversão natural à personalidade fechada, egocêntrica, auto-satisfeita do homem de Boliqueime. Ao seu pensamento limitado, restritivo. À maneira crispada, tensa, mesmo quando pretende ter uma atitude ponderada, calma. Aliás, esta série de posts nasce da necessidade de vigiar os meus preconceitos políticos. Em relação à eleição presidencial não quero ser um indeciso de esquerda. Assumo-me indeciso em relação a todas as candidaturas presidenciais. O que está em causa no desempenho presidencial – como bem mal demonstrou Sampaio – é o perfil humano e a cultura política, cívica e intelectual do candidato.

2 comentários:

apicultor disse...

A acrescentar a desfavor:
Cavaco Silva, como bem ficou demonstrado no debate de ontem, não tem mais assunto para além da economia, o blábláblá da competitividade das empresas, cassette essa, desbobinada estratégicamente quando está atrapalhado na retórica.E por acaso até acho que o facto de ser economista não lhe acrescenta nada de positivo, desculpem lá os economistas.

apicultor disse...

Aliás, preconceitos, políticos e de outos géneros, fazem parte da natureza humana, logo, não estou demasiado ralado com os meus.