terça-feira, maio 23, 2006
O último post sobre o jornalismo do Costa
Quando Emidio Rangel falou de Fernando Lima e na forma como este se tinha insurgido contra a cláusula que obrigava o DN a avisar a PT de noticias contra a empresa, Costa não só achou natural, como teve a seguinte tirada: "- Só não sei porque é que ele aceitou ser Director do DN. Ele não sabia que o DN era da PT?"
Rangel ainda lhe falou do código deontológico. O código deontológico?! Costa não tinha visto o filme num jornalismo perto de si. Se Costa pensa assim, os bons jornalistas que trabalham com ele têm maus dias pela frente. E os maus têm bons dias. E os que se estão a formar terão de optar duramente entre terem bons e maus dias e provavelmente não perceberão que terão de escolher contra o seu chefe. Ora um estagiário escolher contra o seu chefe é um caso bicudo. No jornalismo do Costa os interesses empresariais dos accionistas da SIC deveriam falar mais alto e ter aviso prévio. No jornalismo do Costa as empresas não só são donas dos jornais como do jornalismo que elas realizam. Se amanhã Ricardo Costa ainda for Director da SIC a estação perde também um pouco da sua credibilidade. Eu creio que Balsemão, se ainda tiver no activo aquelas grandes qualidades de empresário da comunicação social que demonstrou à frente do Expresso e da SIC, irá chamar em privado o Ricardo e dizer-lhe que o excesso de zelo, principalmente em directo, faz descer a qualidade do jornalismo e da actividade de comunicação social.
Talvez não seja má ideia o poder político começar a pensar em exigir que as empresas jornalisticas publicitem a lista de interesses onde estão envolvidos.
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