quinta-feira, julho 05, 2007

Os cartazes da campanha

Dou, nestes tempos de exaltação democrática quem que se transformam os períodos eleitorais, alto valor à comunicação política. O jogo é este e não outro: aqueles que apostam numa verdadeira comunicação com os eleitores mostram pelo menos aí algum respeito pela formação da opinião. Tenho por isso seguido com alguma atenção os cartazes da campanha, e principalmente os outdoors dos principais partidos. Os do PSD têm sido uma lástima. O PSD já lutou pela Câmara de Lisboa quando governava e o seu discurso foi completamente diferente. Parece um discurso ressabiado, de pessoas que estão à espera do poder para serem contra-poder. Não sou especialista em análise política, mas nunca recomendaria a ninguém esta estratégia. O ressabiamento só é bom para a política de bancada. Os do Zé - excepto aquele em que refere que o Zé só tem um interesse, Lisboa, que é muito bom, porque valoriza aquilo que José Sá Fernandes de melhor tem como património político - são um dó de alma, a lembrar o apelo ao voto feito por Louçã, em D. Maria, há uns anos. Os do PP são eficazes, sem génio mas eficazes e valoriazam a equipa, o que em política é mais importante do que parece. Quanto aos do PS, só nota negativa para um, o fazer com rigor, que me parece francamente mau. Fazer o quê? Se for o bem, que o faça, o mais rigorosamente possível. Se for o mau, que seja o mais relapso e o mais indigente possível no fazer. Não sei como é que o fazer pode ser, assim, sem programa, um valor político !!! Faltam-me os da CDU. São tão discretos que nem motivam paixões. Nota-se bem que estas eleições não são para eles. Desta vez é à direita que as eleições se vão decidir.

1 comentário:

someothertime disse...

Era capaz de jurar (acabo de passar pelo Marquês) que vi um cartaz da CDU com toda a equipa. Sei que não têem um aspecto tão clean, loiro e olhinho claro como os do PP (será assim uma familia ariana?) mas em todo o caso são uma equipa.

o que me desilude mais nos primeiros cartazes da CDU foi terem "alternativa" como um valor positivo, pois que me parece que alternativa é para onde se vai quando não se pode ter o que se quer, e nestas eleições...oh oh há muito para escolher.

os do Zé são demagogia pura. o Zé é do Bordalo, é o Zé bacoco, bruto, vinho e fado. é o povo. o banana que vota nos sacanas. não identifico o Zé com os berloques da esquerda caviar. não identifico o Zé com o Fonseca e Costa, com o Topo Gigio. Demagogia, pura e simples - começa bem o Zé, começa...

E estou à espera de ver o Gordo a anunciar o preço certo dos cartazes da senhora que tem como projecto político ser Presidente da Câmara. Ou faltou tinta, ou ideias, mas é a única mensagem que lá está, a da senhora que arruinou as finanças de uma câmara onde foi Presidente.

PS é o cartaz do sistema, da podridão mansa, do vai ficar tudo na mesma. mas claro que se vota neles para se ter um sentimento de segurança.

sim, estas eleições não são para eles, são para a direita, para votar, esquecer, dizer mal e esperar pelas próximas, pode ser que passe depressa...


----------------------------------------
felizmente que nestas tenho o MPT para votar, sempre me poupa o (já habitual) voto em branco. é o voto do gesto inútil como homenagem ao único partido que teve a competência (conhecimento e acção) de fazer o que teve que ser feito quando da marosca da 1ª data das eleições.