quarta-feira, dezembro 19, 2007

O céu na terra

A luta de Teresa Pires e Helena Paixão para conseguirem um casamento legal teve um novo voo: a bordo de um avião com destino a Madrid celebram hoje um compromisso homossexual, apelando ao Governo português para que permita os casamentos gays em Portugal. A iniciativa, segundo transparece das declarações do advogado que as representa, é uma actividade promocional de uma transportadora área de baixo custo. Para além disso, e porque o que está em causa é a luta que as duas têm vindo a desenvolver, a minha adesão a ela é total. Se se querem casar, devem poder fazê-lo dentro da arquitectura jurídica que regula as suas vidas na sociedade, principalmente se essa integração - para além dos aspectos morais, filosóficos e sociais - tem também implicações na igualdade de direitos civis dos casais. Poderemos discutir ética, filosofia e comportamento social até ao fim dos tempos e é até um dos debates mais animados na vida em sociedade. Não devemos no entanto dificultar, constranger, ou até impedir, o acesso dos casais, sejam homossexuais ou heterossexuais, a coisas tão simples como benefícios fiscais, sistema de saúde, crédito bancário ( e nem refiro o acesso à adopção de crianças, à qual também sou favorável).
Comentários precisam-se.

2 comentários:

Paulo Buchinho disse...

Já era tempo de haver casamentos homosexuais em Portugal ... mas como estamos tão atrasados em tanta coisa esta é mais uma ...

sete e pico disse...

Apoio tudo, assino onde tiver que assinar e louvo a determinação delas em contribuirem com o a sua relação para esta luta política tão fundamental não só para os homosexuais mas para todas as pessoas que acreditamos que o amor deve ser respetaido e aceite independentemente dos genitais de cada pessoa. Temos de insistir nisto para que um dia se torne possível.