segunda-feira, maio 26, 2008

Nossa Senhora da Solidão

- Há uma coisa que noto: tenho cada vez menos capacidade para gerir a solidão.
Disse isto entre um banalíssimo bolo de banana e um descafeínado, no Vertigo.
- Incomoda-te?
- Sim. É estranho, vivi a minha vida sempre com uma grande capacidade para estar só, para querer estar só.
- O que é que sentes?
- Uma grande intranquilidade.
- Andas a dormir mal?
- Se fico só.
- Se ficas só dormes mal?
- Precisas de repetir tudo o que digo?
- Desculpa.
- Eu é que peço desculpa.
- Eu também me sinto só. Chego a ter pavor da solidão.
O que é que se passa connosco? Que monstros nos perseguem?
- Achas que é um mal geral?
- Tranquiliza-te pensar que é um mal geral?
- Não sei. E a ti?
Rimos que nem uns patetas.
- De que é que estás a rir?
- Não sei. E tu?
- Também não sei.
A solidão é uma doença? E é a doença de quê? Do outro que nos falta? O que é que acontece de verdadeiro numa solidão?
- Pensei em matar-me.
- Eu não era capaz. Nunca.
- Eu também não. Mas pensei o que aconteceria se me matasse.
- Morrias.
- Sim, mas ficava mais ou menos só?
Há dentro de nós uma programação biológica do bem e do mal, disse o António Damásio à Clara Ferreira Alves. Não retive muito mais da entrevista a não ser que ela o tratava por tu. A verdade é que pouco mais retive do jornal. E nem fiquei chateado. Até achei, este sábado li que me fartei do Expresso, foi bom.
- Se tu morreres também morremos nós. Todos os que tu vês. Tudo o que tu vês morre também com a agonia da tua percepção do mundo. E essa morte que acontece na tua morte reflecte-se em nós.
- Eu não vos vou deixar morrer nunca. Sou fiel à minha compreensão do mundo, estabeleci com ela uma cumplicidade fraternal.
- É isso que nos sustém neste grande circo de papel.
- Ainda não me falaste verdadeiramente da tua solidão.
Nem vou falar, pensei, enquanto me levantava e saía, deixando o meu interlocutor imaginário sentado na cadeira.

1 comentário:

CCF disse...

Muitos diálogos destes costumo eu ter...é bom saber que não sou a única. :)
~CC~