sábado, julho 26, 2008

Nunca ganhei nada na vida,

é o titulo do livro (com o subtítulo histórias de ciganos da Europa de Leste, de Gundula Fienbork, Brigitte Mihók e Stephan Muller, com recolha de depoimentos dos roma (rom, no singular, romni no feminino) e nos quais encontramos professores universitários, caldeireiros, um escritor, um titereteiro, operários e músicos, intelectuais activistas, entre outros, que recomendo.
O livro é tanto mais importante quando percebemos que a ideia que temos sobre os roma vive da mingua de informações directas. Uma das razões será o fraco domínio da lingua por parte desta comunidade, e isso percebemos pelos nível de escolarização extremamente baixo. Ou seja, a produção de sentido e de identidade não passa pelos nossos canais habituais e portanto também não nos ocorre reconhecê-la. Aliás, estes depoimentos são recolhidos por pessoas que não são roma.
Um desafio para os leitores mais pacientes (eu vou sair daqui a fazê-lo): haverá nos blogues escritos em português algum de um rom ou romni? E noutras línguas? Será que a blogosfera também nesse domínio promove outro tipo de identidades?

Sem comentários: