quarta-feira, abril 15, 2009

José Franco | 1920-2009

Morreu uma das minhas memórias de infância. José Franco, oleirista renomado e famoso, principalmente desde a sua amizade com o escritor brasileiro Jorge Amado. Morava eu na Ada-Pêra, a pouco mais de um quilómetro do Sobreiro, lugar onde José Franco sempre viveu e trabalhou. Lembro-me de pagar na minha pedaleira verde e ir, com outros amigos, sentar-me a vê-lo trabalhar. Ele dava-nos barro para brincarmos e também pequenas instruções sobre o manuseio. Não amolgar o barro, isso não é plasticina, não é para esborrachar. Ou tirar o miolo. Eram tardes que me ficaram para sempre. O contacto com a terra fresca, húmida. Faziam-me bem aos dedos aqueles gestos na argila. Ainda hoje transporto de casa para casa um conjunto de tecks e tenho de ter sempre barro em casa. Para uma precisão, um desejo, uma necessidade.

Sem comentários: