quinta-feira, abril 05, 2007

A própria liberdade

Há mais de um mês que não ía ao B.Leza. Hoje uma mensagem amiga ao principio da noite levou-me lá. Eu pensava, na minha ingenuidade, que me tinha esquecido de ser dança. Eu pensava até que, mesmo que me recordasse, era ela própria, a dança, que se tinha esquecido de mim. Engano puro. Não existe amnésia. Talvez um pouco de má vontade. A desculpa esfarrapada, vou só dar-lhes um abraço. A eles sim. À dança, o corpo todo. Há uma inteligência na dança que supera a racionalidade com que toco em tudo o que me rodeia. E eu, no meu voluntarimo e boa vontade penso para mim que essa inteligência bailarina é a essência. A própria liberdade.

4 comentários:

Anónimo disse...

Quando danças pensas? Quando danças ouves um tambor cadente que te subtrai da realidade? Quando descobriste que dançavas? Quem te ensinou a dançar? Danças melhor descalço? Quando danças com um par tens consciência que ele existe ou o incorporas? Quando danças esqueces que tens corpo e mente? Quando danças ris ou choras ou não sentes nada?
Maria João f. Mulheresforadehoras

nana disse...

" Inventei

Inventei a dança para me disfarçar.
Ébria de solidão eu quis viver.
E cobri de gestos a nudez da minha alma
Porque eu era semelhante às paisagens esperando
E ninguém me podia entender."

(sophia)


.....


x

JPN disse...

Resposta breve a um inquérito não tão breve quanto isso:
1.É por não pensar que ao que penso enquanto danço chamo pensamento. 2. Sim, um tambor cadente é a expressão. Mas acho que não me subtrai. Atrai-me para a realidade mais real que já conheci. 3. É uma história engraçada essa, lol. Foi há muito tempo. 4. Tive vários mestres tentados mas só comecei a dançar quando eles sairam da sala. Ainda hoje nenhum deles assina a obra que não fez. 5. Mesmo quando danço calçado é descalço que estou.6. Quando danço com um par tenho consciência que ele existe e que o incorporo. 7. Quando danço é das poucas vezes em que corpo e mente se harmonizam de tal forma que quase se desfazem, ou será que se fazem? 8. Quando danço sou tudo o que se quer.

Anónimo disse...

Assim sendo tempos de dançar um dia. No b`lesa uma morna ou coladeira, Kizomba está intredita na Pascoa :-)
Maria João