segunda-feira, agosto 04, 2008

Arquipélago de Gulag

"Dentro das circunstâncias criadas pela universal e ininterrupta ilegalidade há muito reinante no nosso país…recuso-me a reconhecer a legalidade das vossas convocatórias e não me apresentarei para interrogatório em qualquer instância pública."
Alexander Soljenitsine
Finalmente a responsabilidade individual pela perspectiva da coragem. O Luís di-lo com uma clareza lapidar: nós (os cobardes e os outros) devemos-lhe muito. Poucos têm a noção disso. Naqueles que a partir de 74 começaram a ler ( e os que não o leram, como eu, mas que o ouviram, que o sofreram) e a citar Soljenistsine há alguns que se lembram.

1 comentário:

Anónimo disse...

"Nos anos 70, era eu membro das juventudes comunistas em França, começou-se a falar cada vez com mais frequência de um milhão, dois milhões, de três ou quatro milhões de vítimas da repressão stalinista, pressupondo-se evidentemente que numa revolução nem todos os mortos são vítimas inocentes executadas por erro.
Entre os anos 70 a 85, ou seja 30 anos depois do XX Congresso, assistiu-se ao inflacionamento demencial dos números (40 milhões, 60 milhões, etc.), a uma assimilação grotesca do stalinismo ao nazismo, e logo do sovietismo e do socialismo em geral ao nazismo."

"Se Belzebu é Stáline, se toda a história soviética é feita de crimes, se enfim acumulamos números totalmente grotescos que oscilam entre 60 e 140 milhões de vítimas do stalinismo – são números que têm circulado massivamente...

Dir-se-ia que os soviéticos estiveram à beira da extinção!...

Mas, no entanto, Soljenitsin afirma-o no seu livro Arquipélago de Gulag, de cujo primeiro volume foram vendidos em França mais de 900 mil exemplares.
Isto mostra que estamos confrontados com uma intensa propaganda mundial que, se não for sujeita a uma crítica, à nossa crítica, julgo que o desenvolvimento do pensamento revolucionário, não a sua retomada, seria contrariado, obliterado pela ausência de reacção, designadamente da nossa parte, perante tais mentiras."

http://avante.pt/noticia.asp?id=22030&area=5&edicao=1771