terça-feira, julho 21, 2009

Há mais vida nos partidos, há mais vida para além dos partidos

Congratulo-me com a criação do Simplex, por introduzir na contenda política que se avizinha o aproveitamento do aprofundamento crítico que a blogosfera também sabe ser. A pugna eleitoral, com a sua espectacularização, é muitas vezes, por excesso de propaganda, de exarcerbar do pensamento dialético - como se fosse por tu estares enganado que eu, por ser teu opositor político, estou certo! - um tempo de grande redução da actividade reflexiva e só por isso já daria os meus parabéns a estes homens e mulheres que pegam na pena digital para defenderem uma ideia de futuro que será melhor assim, com eles.
Eu creio que eles merecem ser também reconhecidos porque - como escreveu o Bruno, para cujo post aconselho uma leitura atenta - a opinião assim perfilhada recusa o taticismo de uma critica que muitas vezes só aparentemente se situa fora do jogo retórico partidário. No entanto, porque me revejo mais facilmente neste dinamismo, hoje o meu aplauso vai em primeiro lugar para aqueles que criaram um movimento de cidadãos que debatem a política.
Eu creio que o que por lá li pode vir a ser apreciado por diferentes partidos políticos e procura uma legitimidade que ultrapasse a do envolvimento dos cidadãos na vida pública através dos partidos. Eu creio que ambos os movimentos mostram uma certa maturação democrática. E se eu quero inequivocamente que haja um reforço de políticas activas que considero de esquerda, na cultura, na educação, na cultura, na economia, na sociedade, também quero, sem igual espaço para dúvidas, que haja uma maior vivacidade política na nossa comunidade.

Sem comentários: