quinta-feira, março 29, 2007

Diário de um Animador

Quando no ano passado comecei a leccionar uma disciplina de animação sócio cultural destinada a estudantes de enfermagem encontrei nos meus apontamentos de animador uma folha de papel almaço pintada a lápis de cor que servia de capa a um conjunto de outras folhas. Tinha um título: Diário de um Animador. Correspondeu a um período de tempo em que eu era professor de uma disciplina de animação cultural numa Escola Profissional situada no Monte da Caparica. Na altura pareceu-me proveitoso fazer um movimento introspectivo em relação à minha actividade de animador.
No fundo eu estimulava os meus alunos a fazerem o mesmo, a criarem uma espécie de diário enquanto animadores, onde faziam o registo dos seus pequenos heroísmos, derrotas, preocupações. Ao preparar as aulas deste ano descobri novamente a capa colorida e pensei em utilizar o blogue para reflectir sobre a minha experiência na animação sócio cultural. Especialmente de quatro principais projectos que dinamizei, A Rádio Nascente, com Luísa S. Silva, no ATL da Quinta da Calçada (1989), O Atelier de Expressão Dramática no Alto da Damaia (1989), A Malta das Ideias no Bairro da Quinta das Laranjeiras (1991-92) e A Televisão Independente da Boavista, no Bairro da Boavista (1995/96), no âmbito do projecto PATO (Prevenção do Alcoolismo, Toxicodependências e Outros, implementado pela Associação Arisco). Também alguns aspectos da minha actividade mais directamente ligada com a animação sócio cultural num instituto público virado para o lazer e tempos livres. Não sei até que ponto a extensão dessa reflexão possibilita que isso seja feito aqui assim, mas fica pelo menos a intenção.

1 comentário:

CCF disse...

Também gosto muito de os usar em relação com o exercício de uma actividade profissional, até porque quando a palavra volta a nós depois da escrita é como se o espelho nos devolvesse já uma outra coisa, diferente daquela que correu a dizer-se no papel. Tempo para pensar e cada um se poder pensar.
~CC~